quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fossa ECOLÓGICA

Gustavo Laredo
Ilustrações: Antonio Figueiredo

O sistema biodigestor desenvolvido pela Embrapa tem dupla função: elimina doenças e produz adubo orgânico de qualidade
O Ministério da Saúde adverte: a falta de água tratada e de esgoto sanitário provocam diarréia, hepatite, salmonelose e cólera, doenças que resultam em cerca de 75% das internações hospitalares. No campo, a comumente usada fossa negra contamina os lençóis freáticos, fazendo da água usada pelo agricultor um veneno potente.
A Embrapa Instrumentação Tecnológica, em São Carlos, SP, desenvolveu um sistema barato e eficiente para livrar o produtor dessas doenças e ainda ajudá-lo no cultivo de suas lavouras. A fossa séptica biodigestora, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares.
A técnica é simples. Três caixas-d'água conectadas entre si são enterradas para manter o isolamento térmico. A primeira delas é ligada ao sistema de esgoto e recebe, uma vez por mês, 20 litros de uma mistura com 50% de água e 50% de esterco bovino fresco. Este material, junto com as fezes humanas, fermenta. A alta temperatura e a vedação das duas primeiras caixas eliminam os patógenos. No final do processo, o líquido está sem micróbios e pode ser usado como adubo.
Pelos estudos da Embrapa, esse tipo de sistema é ideal para uma família composta por cinco pessoas que despejam 50 litros de água e resíduos por dia. Se houver mais gente, a sugestão é colocar mais uma caixa de mil litros. Segundo o pesquisador Antonio Pereira de Novaes, o custo da fossa é de mil reais.
Para as propriedades que já estão com os lençóis freáticos contaminados, a Embrapa recomenda o uso de um clorador entre o cano de captação de água do poço e o reservatório. Isso elimina os microorganismos e garante água potável.


9 comentários:

  1. Muito bem, poderia ser usado em locais sem infraestrutura de saneamento básico, sendo assim como seria o descarte final, poderia ser por filtro de areia, não tendo a possibilidade de usar como adubo? Por esse motivo também pode-se substituir o tratamento biológico por quimico?

    ResponderExcluir
  2. Havendo a possibilidade de descarte simples, sem aproveitamento como adubo, há a possibilidade de dimensionar esse tratamento pra uma quantidade de maior de pessoas? Como seria esse calculo?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se o bio gas liberado pela fosse septica pode ser utilizado na cozinha?

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se a agua da pia e do chuveiro tabem sera canalizada para a fossa; se nao qual seria o destino?
    o gaz liberado podera ser utilizado no fogão da cozinha?
    meu nome e ivan costa.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se a agua da pia e do chuveiro tabem sera canalizada para a fossa;

    ResponderExcluir
  6. A água da pia e do chuveiro não participam deste processo biodigestor, pois os produtos químicos existentes nos produtos de limpeza matariam as bactérias biodigestoras.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber também, se na hipotese de numa fazenda habitarem 50 pessoas, haveria possibilidade de fazer a fossa para este número de pessoas e, qual o calculo a ser feito para saber o número de caixas necessarias? Seria possivel substituir esterco de bovino pelo de cavalo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nivaldo taubate a agua de pia, chuveiro , tanque pode ser jogada na fossa ou direto no rio

      Excluir
  8. parabéns, foi a melhor explicação que vi até o momento...

    ResponderExcluir